Huayna Picchu ou traduzido de Quechua para espanhol seria Montaña Jovem, nos últimos 10 anos tornou-se uma das principais atracções para os turistas que aceitam a aventura de visitar Machu Picchu e aprender mais sobre a Cultura Inca. Se é um amante do trekking, vai adorar conhecer esta rota mágica e descobrir tudo o que precisa de saber para viver uma experiência inesquecível em terras antigas, a mais de 2600 metros acima do nível do mar.
O que encontrará no caminho para cima
Huayna Picchu é caracterizado pela sua inclinação e pelo seu grande número de terras agrícolas que lhe dão um cenário único. Do topo desta montanha pode contemplar a majestosa Machu Picchu e a imponente paisagem que a Cordilheira dos Andes oferece às terras incas.
A Grande Gruta ou Templo da Lua é uma construção localizada dentro de uma caverna natural sob o cume de Huayna Picchu. Embora não se saiba exatamente para que teria sido utilizada esta construção, tudo indica que foram realizadas cerimônias religiosas e/ou sacrifícios no seu interior. Devido à sua forma espantosa de pedra esculpida, este é um templo sagrado que é a principal atração que os turistas visitam durante a sua subida ao cume de Huayna Picchu e tem sido chamado “o diamante escondido de Machu Picchu”.
Planeie a sua viagem com antecedência
A primeira coisa a ter em mente é que Huayna Picchu tem um limite diário de visitantes. Apenas 400 pessoas por dia têm a possibilidade de escalar em dois grupos de 200 turistas. É por isso que o bilhete de entrada para Machu Picchu + Huayna Picchu é muito procurado. Por isso, recomendamos que reserve os seus bilhetes com pelo menos dois meses de antecedência, para que possa levar a sua visita à montanha como garantido.
A estrada para Huayna Picchu é caracterizada por degraus de pedra de forma irregular, pelo que se sugere preparar uma mochila com apenas o suficiente para evitar sobrecarregar e perder qualquer coisa no caminho. Sapatos de trekking, roupas leves que ajudam a evaporar rapidamente a transpiração, paus de trekking, repelente de mosquitos, água e (no caso dos visitantes na estação das chuvas) roupa impermeável são algumas das coisas de que poderá precisar ao subir a montanha.
Outro aspecto importante é chegar cedo à cidade de Machu Picchu, para lá poder descansar um dia antes de iniciar o trekking da Huayna Picchu. Deve ter em mente que se não for um caminhante experiente, recomenda-se que apanhe o autocarro para Machu Picchu para não se cansar antes de subir a Montanha Jovem.
Prepare o seu corpo para a aventura
A estrada para Huayna Picchu demora em média 3 horas. Isto dependerá do seu estado físico. É recomendado que comece a treinar o seu corpo num ginásio ou a fazer exercício alguns meses antes da viagem. Jogar alguns minutos por dia irá ajudá-lo a fortalecer os seus ossos, regenerar a massa muscular e melhorar o seu sistema cardiovascular e respiratório. Isto irá melhorar a sua resistência à pressão durante as caminhadas, especialmente se estiver consciente da altura que alcançará quando visitar Huayna Picchu.