Há eletricidade no Tambopata Lodge?

amazon rainforest

POLÍTICAS AMBIENTAIS EM TAMBOPATA

O termo ecoturismo ou turismo ambientalmente sustentável se tornou muito popular na última década, mas é considerado algo novo em nosso país. Os termos propriamente ditos começaram a ser usados em meados da década de 1990, com a chegada do turismo precário nessa região. Um turismo mais atualizado com os tempos, com visitantes que em sua aventura vinham em busca de uma experiência autêntica, da natureza em sua forma mais pura e virgem, da cultura como experiência, ou seja, um turismo que mistura a experiência com áreas muito pouco exploradas pela sociedade. Na área de Tambopata, o termo ambientalmente sustentável é levado muito a sério e é aplicado em toda a extensão possível, abordando quase todos os aspectos de serviço e infraestrutura, pois é fato que preservar o meio ambiente, as espécies que o habitam e mantê-lo protegido é responsabilidade de todos.

tambopata lodge

Para minimizar o impacto que o turismo na área tem sobre o ecossistema, as seguintes medidas são tomadas em quase todos os alojamentos que oferecem seus serviços em Tambopata:

  • Prioriza-se o uso de produtos de limpeza, à base de glicerina, buscando reaproveitar ao máximo os elementos do meio ambiente e não dando espaço para a geração de gases poluentes na atmosfera.
  • Utilização de frutas e alguns outros produtos naturais da região, livres de inseticidas e manipulação genética, todas as refeições que serão consumidas na área serão preparadas com base nas próprias plantações do local, cortando o uso de conservantes e inseticidas artificiais.
  • Convênio com organizações conservacionistas, uma vez que os arredores de Tambopata possuem áreas protegidas com fauna e flora em perigo de extinção, esse trabalho conjunto é necessário para a conservação adequada do meio ambiente e a realização de um turismo responsável.
  • Uso de energias renováveis, todos os dispositivos eletrônicos e, em geral, a energia utilizada nos arredores é proveniente de fontes renováveis e sustentáveis, como energia eólica ou painéis solares. Para evitar o consumo excessivo, a eletricidade é oferecida apenas por algumas horas por dia, para que você possa se integrar à natureza durante sua visita.
  • Uso de lanternas, sem o uso de baterias que geram muita poluição. Ao erradicar o uso de baterias, podemos ajudar muito o meio ambiente, reduzindo o impacto que elas têm na água e na terra.
  • A não utilização de geradores elétricos à base de combustíveis fósseis, que geram uma grande descarga de dióxido de carbono na atmosfera.
  • O uso de velas para iluminação em grande parte e, devido ao clima úmido da Amazônia, o risco de causar incêndios ou acidentes com seu uso é reduzido em uma grande porcentagem.
  • Uso de uma rede de trilhas ecológicas, construídas de forma que não perturbem a vida selvagem ou a vida vegetal e que seu uso não interfira na dinâmica ambiental da área.
  • Uso de madeira certificada, reduzindo assim o risco de extração excessiva de madeira e não permitindo negócios em detrimento da integridade ambiental.
  • Infraestrutura de acordo com a área, com produtos da região, sem quebrar a harmonia do local, uma vez que a poluição visual também é muito relevante na área, não podemos perturbar o ecossistema das espécies que habitam o entorno, por isso utilizamos materiais extraídos naturalmente na área e procuramos ser coerentes com a estética tentando passar despercebidos na floresta amazônica.
  • Busca contínua de colaboradores interessados em fazer parte de um projeto paralelo, para iniciar uma pequena comunidade ecológica, que será a base para promover o aumento da consciência ecológica na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *