A Reserva Nacional Tambopata é uma joia para os entusiastas da expedição e da exploração na floresta amazônica. É um destino de visita obrigatória para viajantes fanáticos do Peru e amantes da natureza e da vida selvagem de todo o mundo. Siga-nos neste blog para saber mais sobre a história, a ecologia e a diversidade da Reserva.
O que é a Reserva Nacional de Tambopata?
A Reserva Nacional de Tambopata é composta por 274.690 hectares (1.061 milhas quadradas) de terras preservadas e protegidas no sudeste do Peru. A Reserva tem uma grande variedade de habitats, incluindo ecossistemas de planície da floresta amazônica, floresta ripária e rios sinuosos. Três rios atravessam a reserva: o Malinowski, o Tambopata e o Madre de Dios.
Devido ao seu status de reserva protegida e à sua localização protegida, separada da civilização e de sua poluição, a biodiversidade que possui é incrível. A reserva é o lar de mais de 1.000 espécies de borboletas, 100 espécies de mamíferos, cerca de 600 espécies de pássaros e centenas de espécies de árvores e plantas. De fato, a reserva e a região circundante são um dos lugares com maior biodiversidade do planeta.
Na Reserva Nacional de Tambopata, foram registradas as seguintes ocorrências
- 1.200 espécies de borboletas
- 632 espécies de pássaros
- 180 espécies de peixes
- 169 espécies de mamíferos
- 103 espécies de anfíbios
- 103 espécies de répteis
- 17 associações de plantas por tipo de floresta
- 1255 espécies de plantas
A Reserva e seus arredores também têm seu próprio histórico cultural. Originalmente lar do povo indígena Ese Eja, muitas famílias indígenas ainda têm suas casas na zona de amortecimento da própria Reserva. Dentro dos limites da reserva, os únicos assentamentos humanos são algumas estações de guarda-florestal e nosso alojamento Tambopata Research Center, conhecido como TRC. O TRC está na Reserva porque o alojamento foi estabelecido antes de a área receber o status de Reserva Nacional em 1996. Isso torna o TRC o lodge mais remoto da América do Sul.
Como foi criada a Reserva Nacional de Tambopata?
Desde a década de 1990, vários biólogos e conservacionistas começaram a fazer lobby para proteger a área de Tambopata do desenvolvimento urbano. Eles estavam entusiasmados com a preservação dessa área porque ela era (e é) uma das últimas e maiores áreas remanescentes de floresta tropical virgem. Dessa forma, Tambopata é uma das poucas áreas que contém uma grande variedade de ecossistemas, como florestas tropicais de planície e florestas tropicais de sopé, que se conectam a florestas nubladas de maior altitude e savanas úmidas. Além disso, pouquíssimas pessoas viviam nas áreas mais remotas de Tambopata. Os conservacionistas perceberam que a região poderia atuar como um importante corredor entre o Parque Nacional de Manu e as selvas da Bolívia. A área também abrigava populações saudáveis de antas, onças-pintadas e outros felinos, ariranhas, harpias, muitos tipos de araras e outros animais que haviam desaparecido de outras partes da Amazônia, o que tornava de vital importância a conservação e a preservação da área.
Inicialmente, a área que inclui a atual Reserva Nacional de Tambopata e o vizinho Parque Nacional Bahuaja Sonene era conhecida como “Zona Reservada de Tambopata-Candamo”, como uma forma anterior de proteção. Embora o status de “zona reservada” tenha dado à área alguma proteção, ele deixou a janela aberta para mudanças no uso da terra, de modo que a área permaneceu em risco. As organizações de conservação realizaram estudos adicionais para ajudar a conceder à área um status de proteção mais permanente, o que mostrou que a proteção da região era de grande importância para a biodiversidade e sua conservação, e poderia funcionar em conjunto com as culturas locais. Esses estudos ajudaram a criar um forte argumento para mudar o status de Tambopata de “zona reservada” para “reserva nacional”, uma proteção mais oficial e permanente. Assim nasceu a Reserva Nacional de Tambopata.
O que mais devo saber sobre a viagem para Tambopata?
Agora que você está mais familiarizado com a Reserva Nacional de Tambopata, talvez queira saber como chegar lá de seu país de origem ou visitá-la durante uma viagem de aventura no Peru. Você pode reservar visitas guiadas que lhe oferecerão essa experiência em uma área de grande biodiversidade. Tambopata é uma região fascinante com sua própria história, cultura e ecologia. A reserva não é o único e exclusivo lugar com espécies fascinantes para ver, você pode encontrar facilmente muitas informações sobre ela.
Tambopata é sazonal e tem uma grande variedade de pousadas e passeios, há todos os tipos de acomodações para todos os tipos de viajantes, muitas dessas pousadas estão imersas na floresta amazônica e são feitas com materiais locais, com uma construção rústica que lhe garantirá a melhor experiência para se tornar um com a natureza.
Finalmente, Tambopata se tornou um dos principais destinos turísticos por sua beleza natural e pela incrível biodiversidade da selva. A grande diversidade de animais que você poderá ver, fotografar e até mesmo conviver com eles é muito ampla e uma experiência imperdível.