Conhecer as distâncias diárias que você terá de percorrer durante sua caminhada pela Trilha Inca lhe dará uma melhor compreensão de como você deve treinar para a aventura. Obviamente, as distâncias diárias que você percorrerá dependerão do itinerário que você escolheu seguir. A versão da Trilha Inca que iremos percorrer será a clássica Trilha de 5 dias para Machu Picchu. Aqui estão as distâncias diárias dessa conhecida trilha.
Distâncias diárias na Trilha Inca de 5 dias
As distâncias não são a única coisa relevante para conhecer e saber como se preparar para cruzar essa rota icônica. É claro que se a caminhada fosse plana, seria muito mais fácil para os visitantes, mas esse não é o caso devido aos desníveis e às mudanças de altitude na Trilha Inca. Conhecer essas informações sobre as características da rota deve lhe dar uma ideia melhor de como deseja treinar e se preparar. Na maior parte da Trilha Inca, você subirá e descerá escadas íngremes e irregulares. Se não estiver em escadas, estará subindo e descendo trilhas em terrenos íngremes e rochosos. É uma rota difícil de navegar, mas, com treinamento e condicionamento físico adequados, a única coisa com que você se preocupará nesse momento é ter mais tempo para apreciar as maravilhosas vistas panorâmicas e os incríveis complexos arqueológicos localizados na Trilha Inca.
Portanto, é importante certificar-se de que você tem o condicionamento físico, especialmente nas pernas e no corpo, para suportar as distâncias e, o mais importante, as subidas e descidas que exigirão muito de você. Você deve ter em mente que, embora não esteja carregando os suprimentos necessários para seus acampamentos (dos quais os carregadores são equipados), ainda terá de carregar uma mochila com seus pertences pessoais. Você deve concentrar sua rotina no treinamento de força e resistência para esse tipo de trekking geograficamente acidentado.
Distâncias diárias na Trilha Inca
No total, a Trilha Inca para Machu Picchu cobre um total de 42 km/ 26 milhas em quatro dias. Quando se pensa em 42 km/ 26 milhas em quatro dias, não parece uma quantidade enorme! No entanto, o terreno percorrido nesses quatro dias é extremamente exigente e complicado de caminhar, especialmente com a grande quantidade de escadas que você terá de subir e descer ao longo do caminho.
Recomendamos a clássica Trilha Inca por vários motivos. Em primeiro lugar, ela lhe dá mais tempo para aproveitar cada lugar ao longo da rota. Em segundo lugar, ela divide as distâncias diárias da trilha de modo que as distâncias a serem percorridas são menores.
Distâncias diárias na Trilha Inca para Machu Picchu
Dia 1). Wayllabamba
Sua caminhada começa às 6h, onde você irá de carro até Piscacucho, a 2.700m/9.000 pés. Esse é o famoso marco do KM 82 e o ponto de partida da nossa caminhada. Depois de se registrar e mostrar os documentos necessários, a caminhada começará! Na primeira parte da caminhada, teremos belas vistas da paisagem e dos picos ao redor, como o Apu Huakay Willka, a 5.850 m/19.193 pés, também conhecido como Verônica nevada. Começaremos a ver as diversas plantas e árvores da região, que serão abordadas pelo seu guia durante a caminhada pela trilha.
Depois de aproximadamente 45 minutos de caminhada, você chegará ao seu primeiro destino, a cidade inca de Llactapata, a 2.750 m/ 9020 pés. A partir desse ponto, você terá uma pequena descida e depois continuará na trilha para Tarayoc. Há um belo sítio inca logo após a trilha. Você explorará esse local antes de relaxar e desfrutar de um delicioso almoço.
Depois do almoço, preparado pelo chef e pela equipe de cozinha, você continuará a subir a trilha. A subida por esse vale semitropical é gradual até chegar ao nosso acampamento em Wayllabamba, a 3.100 m/10.170 pés. O tempo total de caminhada para o primeiro dia é de aproximadamente 6 horas e cobrirá uma distância de 10,6 km/ 6,6 milhas.
Dia 2). Pacumayu
A caminhada desse dia começa cedo pela manhã, após um café da manhã nutritivo. Hoje será um dos dias mais difíceis e fisicamente exigentes da trilha. Nesse dia, você cruzará o ponto mais alto da Trilha Inca, o passo de alta montanha de Abra Warmiwañusca, ou Passo da Mulher Morta, a 4.215 m / 13.776 pés. Ao longo desse dia de subida, a paisagem mudará acentuadamente de sierra para puna (uma área seca e alta caracterizada por pouca vegetação). Também teremos a oportunidade de ver lhamas e alpacas domesticadas pastando em Ichu, uma das poucas plantas que crescem nessa altitude. A trilha atravessará uma área de floresta tropical andina, habitada por muitos tipos diferentes de pássaros e animais. Você poderá ver beija-flores e pardais e, se tiver sorte, poderá até ver o urso andino, também chamado de urso-de-óculos (Tremarctus Ornatus).
O almoço será na área de Llulluchapampa, a 3.850 m/12.589 pés, onde você poderá desfrutar de belas vistas do vale que acabou de atravessar. Depois do almoço, sua rota continua até o cume do Dead Woman’s Pass. Depois de uma manhã e uma tarde exaustivas subindo o passo, você chegará ao cume para comemorar sua jornada e tirar uma foto icônica no ponto mais alto da Trilha Inca. Essa não é uma meta fácil de alcançar, portanto, nesse ponto, faça uma pausa e aproveite toda a caminhada que fez até agora. Depois de algum tempo para apreciar a vista e descansar, você começará uma descida íngreme, por escadas irregulares, por aproximadamente 700 m/2.296 pés até o nosso acampamento, onde passará a noite. Esta noite, dormiremos no acampamento Pacaymayu, a 3.500 m/11.482 pés.
A distância de hoje será de 12 km/7,46 milhas e levará aproximadamente 8 horas de caminhada.
Dia 3). Phuyupatamarca
O dia começa com uma caminhada íngreme até o segundo passo, Abra Runkurakay, a 3.970 m/13.022 pés. Na metade da subida, você terá um destino adicional para visitar o complexo arqueológico de mesmo nome. Esse local, situado a 3.800 m/12.464 pés, consiste em uma pequena estrutura oval que se acredita ter servido como torre de vigia.
Depois de visitar o local, você continuará até o cume da segunda passagem da montanha, a 3.970 metros. De lá, você continuará a descida em direção a Yanacocha (Laguna Negra) e, em seguida, entrará na floresta andina. Depois, você entrará na floresta tropical andina. Em seguida, você chegará ao belo complexo de Sayacmarca, a 3.624 m/11.887 pés, onde fará uma visita guiada. Após o passeio, você chegará a Chaquicocha, o local do almoço.
Depois do almoço, a caminhada continua pela trilha até o terceiro passo de montanha, Abra Phuyupatamarca, a 3.700 m/12.136 pés, onde passaremos a noite. Essa seção da trilha nos leva por paisagens exuberantes, com excelentes vistas da trilha do Nevado Sagrado Salkantay e da Floresta Amazônica. Passaremos pelo primeiro dos túneis incas antes de chegar ao nosso acampamento em Abra Phuyupatamarca, que significa “vilarejo acima das nuvens”. Esta noite você dormirá bem acima de Macchu Picchu Picchu, de onde terá um pôr do sol de tirar o fôlego e vistas das montanhas ao redor.
Hoje, você percorrerá um total de 10,5 km/ 6,5 milhas e levará aproximadamente 6 horas para caminhar.
Dia 4). Machu Picchu – Aguas Calientes
Após um delicioso e nutritivo café da manhã, acompanhado das montanhas sagradas “Apus” ao redor, a descida continuará por cerca de três horas por escadas íngremes.
Após a longa descida, você chegará a Intipata para um breve descanso. Aqui você terá uma vista impressionante do vale do Urubamba a partir de Intipata. A descida continuará por meia hora até o local designado para o almoço. Logo após o almoço, você visitará um dos locais mais impressionantes no caminho para Machu Picchu, Wiñayhuayna. Você voltará pela mesma trilha, onde terá seu último almoço no meio da Trilha Inca. Nesse momento, você terá a oportunidade de agradecer à equipe de carregadores e cozinheiros pela ótima experiência que lhe proporcionaram ao longo dessa Trilha Inca.
Depois do almoço, a trilha segue um caminho estreito que o levará ao redor da montanha Machu Picchu, até o Portão do Sol (Intipunku). Depois de apreciar nossa primeira vista de tirar o fôlego de Machu Picchu, a descida continua por cerca de mais uma hora antes de chegar à clássica vista de cartão postal de Machu Picchu. Você poderá tirar fotos e apreciar a beleza da cidade antes de pegar o ônibus da cidade inca de Machu Picchu para Aguas Calientes. Hoje, você passará a noite em um hotel em Aguas Calientes. Depois de um bom banho e descanso, você desfrutará de um excelente jantar em um famoso restaurante de alta gastronomia nesse pitoresco vilarejo.
A distância total percorrida hoje é de 11 km / 7 milhas e levaremos aproximadamente 6 horas de caminhada.
Dia 5). Machu Picchu – Cusco
No último dia desse itinerário, você terá de acordar cedo e embarcar em um ônibus que o levará de volta a Machu Picchu. Lá, você terá uma visita guiada completa à cidadela inca, que levará aproximadamente duas horas. Depois disso, você terá tempo livre para aproveitar a cidade ou escalar a montanha Huayna Picchu, caso tenha feito sua reserva com antecedência. Huayna Picchu oferece vistas espetaculares de toda Machu Picchu e é uma caminhada adicional muito agradável se você tiver tempo, mas é preciso reservar com antecedência, pois as permissões são limitadas. À tarde, retornaremos a Aguas Calientes para almoçar. No início da tarde, você pegará o trem de 1 hora e 50 minutos de volta a Ollantaytambo.
Finalmente, em um ônibus particular, você voltará de Ollantaytambo para a cidade de Cusco, onde chegará por volta das 18h.
Esperamos que essas informações sobre as distâncias diárias na Trilha Inca para Machu Picchu tenham sido úteis para que você decida visitar essa trilha icônica construída há séculos pela própria cultura Inca.