Um dos maiores temores dos turistas ao pesquisar destinos recorrentes em Cusco é o mal de altitude, também conhecido como soroche. Essa condição, apesar de não fazer distinção de gênero, idade ou condição física, não deve ser motivo de receio para conhecer as atrações turísticas que a cidade de Cusco possui, por isso oferecemos algumas recomendações, dicas e formas de tratar e evitar o mal de altitude ou soroche. Tome nota!
Qual é a altitude de Cusco e Machu Picchu?
Costuma-se pensar que a altitude de Machu Picchu é maior do que a da cidade imperial de Cusco, mas isso não é correto. A cidade de Cusco está a 3.399 metros/11.152 pés acima do nível do mar, enquanto a altitude de Machu Picchu é de 2.430 metros/7.972 pés acima do nível do mar. Isso as distingue em uma diferença de altitude de quase 1.000 metros/3.281 pés.
O que causa o mal de altitude?
Devido às grandes diferenças de altitude, o oxigênio se torna mais escasso, e nosso corpo, acostumado a receber grandes quantidades de oxigênio para que o cérebro funcione da melhor forma possível, não é suprido, sente a diferença e começa a sentir um desconforto chamado soroche.
De acordo com os especialistas, o mal de altitude ou soroche pode começar a afetar quando você atinge 2.400 metros/7.874 pés acima do nível do mar. Isso não significa que toda vez que você visitar um lugar nessa altitude ou mais alta, seu corpo será afetado, pois cada corpo funciona de uma maneira diferente e particular.
Quais são os sintomas do mal de altitude?
Os sintomas do mal de altitude são facilmente reconhecíveis e geralmente são leves e de atenção imediata, portanto, você não deve precisar da ajuda de um profissional médico.
Assim, a falta de oxigênio suficiente pode causar: dores de cabeça, tontura, náusea e vômito, cansaço, falta de apetite, distúrbios do sono, aumento da frequência cardíaca e falta de ar.
Dicas para evitar o mal de altitude ou o soroche
Conforme mencionado anteriormente, não há necessidade de temer o mal de altitude. Embora seus sintomas não sejam agradáveis e nos façam sentir mal, há muitas maneiras de tratar o mal de altitude. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a prevenir e lidar com o mal de altitude:
- Evite grandes refeições: Uma das medidas que você deve tomar antes de viajar para um local de altitude elevada é comer o suficiente. Recomenda-se fazer refeições ricas em carboidratos e açúcares naturais nos dois dias anteriores à viagem.
- Descanse ao chegar ao seu destino: A melhor decisão que você pode tomar é fazer a subida lentamente e com paradas suficientes, mas como sabemos que isso nem sempre é possível, recomendamos que você passe os primeiros dias em Cusco com leveza e sem fazer atividades que exijam grande esforço físico.
- Beba chá de folha de coca ou tome comprimidos para soroche: Como medida preventiva, você pode evitar os sintomas negativos do mal de altitude bebendo chá de folha de coca (você encontrará folhas de coca em qualquer loja, bar ou albergue em Cusco). Você também pode ir a uma farmácia local e comprar comprimidos de soroche.
- Beba bastante água: geralmente, o ar é mais seco em altitudes elevadas e, consequentemente, nosso corpo precisa de mais água para manter a homeostase. Portanto, nossa recomendação é sempre levar uma garrafa de água na mochila e manter-se hidratado o tempo todo, mesmo que não esteja com sede.
- Evite o consumo de álcool: uma das propriedades do álcool é que ele causa desidratação no corpo, portanto, recomendamos que você beba moderadamente (se quiser) durante sua visita a Cusco.
Como explicado anteriormente, nem todos os visitantes sofrerão de mal de altitude, muitos deles não têm nenhum problema e não são afetados pelo mal de altitude, mas é sempre bom estar preparado e evitar qualquer complicação durante sua viagem.