Retomada das visitas guiadas
Atualização 17/02/2023
A reabertura da histórica cidadela inca de Machu Picchu. Após três semanas de intensas manifestações contra o governo que forçaram o fechamento temporário da maravilha do mundo para proteger a integridade de seus visitantes, ela reabriu suas portas aos visitantes.
Localizado no alto dos Andes, o complexo arqueológico, Patrimônio Mundial da UNESCO, costuma receber um grande número de visitantes dia após dia. Mas, nos últimos 25 dias, as ruínas históricas ficaram praticamente vazias por exigência do Estado peruano.
No mês passado, os protestos contra o novo presidente do Peru bloquearam as principais estradas de acesso ao local. As manifestações continuam em todo o país, mas as autoridades insistem que agora é possível visitar o monumento antigo.
As agências de turismo estão comemorando a reabertura de Machu Picchu e convidam todos os viajantes que estavam planejando visitar essas magníficas ruínas a retomarem seus planos, pois esperam proporcionar-lhes uma experiência inesquecível.
Por que Machu Picchu foi fechada?
O local foi fechado em 21 de janeiro, deixando temporariamente retidos várias centenas de viajantes que estavam preparados para visitar a cidadela. Devido à agitação civil que está ocorrendo em todo o Peru, eles não puderam concluir a visita e o Estado teve que fechar as ruínas para proteger a integridade dos visitantes.
O ex-presidente peruano Pedro Castillo foi destituído pelo Congresso em dezembro por acusações de corrupção e preso por rebelião e conspiração. Ele mesmo nega as acusações, mas o Congresso nomeou sua vice-presidente, Dina Boluarte, como a nova chefe do Estado peruano.
Seus partidários pediram novas eleições. No entanto, Boluarte insiste que ela permanecerá no cargo até 2026. A raiva cresceu depois que mais de 50 manifestantes foram mortos durante a intensa repressão policial às manifestações. Os protestos interromperam o serviço de trem que transportava pessoas e mercadorias de Cusco para a aldeia de Machu Picchu, forçando o fechamento do famoso local.
Machu Picchu está aberta aos turistas?
O serviço de trens para Machu Picchu foi retomado, permitindo a reabertura do local e aguardando os turistas que ainda querem ver a maravilha construída no século XV pelo imperador inca Pachacutec.
Os primeiros grupos de turistas entraram no parque arqueológico nas primeiras horas da quarta-feira, 15, aproveitando um dia excepcionalmente ensolarado para essa estação, que geralmente é nublada. Cerca de 700 turistas teriam chegado ao sítio arqueológico até o meio-dia, de acordo com o Ministério da Cultura do Peru.
“A capacidade é de 4.044 visitantes por dia em oito turnos, das 6h às 16h”, disse Maritza Rosa Candia, diretora do ministério em Cusco. Durante o fechamento do sítio arqueológico, as autoridades aproveitaram a oportunidade para trabalhar “na manutenção e conservação” das rotas e passagens da cidadela de pedra, disse Candia.
Um importante elemento da economia peruana e uma grande fonte de emprego é o turismo, concentrado principalmente na cidade de Cusco e Machu Picchu, que, antes da pandemia em 2020, atraía cerca de 4,5 milhões de visitantes por ano.
As agências de turismo retomarão as viagens para o local?
A maioria das agências de turismo anunciou que retomará as viagens para Machu Picchu em 1º de março, mas as reservas podem ser feitas a qualquer momento.
“O impacto sobre o setor de turismo foi devastador, especialmente após os anos extremamente difíceis durante a pandemia. De acordo com os últimos números do governo, as perdas no setor de turismo ultrapassarão US$ 400 milhões, sendo Lima, Cusco, Puno e Arequipa as regiões mais afetadas”, disse a operadora de turismo.