Guia de viagem para a floresta amazônica
Este guia foi elaborado para informá-lo sobre as melhores áreas para visitar, para que você não perca tempo em sua visita. Há muitos destinos e atividades para fazer nessa área e nós o ajudaremos a aproveitar ao máximo sua experiência. Você também pode descobrir quais são as melhores áreas da floresta amazônica para observar determinados animais e plantas. Por exemplo, as lambidas de argila são lugares fantásticos para ver araras e outros papagaios. Eles são encontrados somente em determinados pontos de Tambopata. As várias pousadas e cruzeiros na selva também oferecem diferentes atividades incluídas em sua reserva.
Existem algumas reservas de vida selvagem nessa área exuberante para conservar espécies ameaçadas de extinção, como o Parque Nacional Manu, no sul do Peru, que abriga 10% de todas as espécies de pássaros do mundo. É comum que os parques nacionais e as reservas na floresta amazônica tenham mais espécies de pássaros e outros animais do que países inteiros, em suma, eles estão focados na conservação dessas espécies e de seus ecossistemas.
Para os amantes da natureza, aventureiros ou simplesmente pessoas que procuram um tipo diferente de férias, a Amazônia é o lugar perfeito para visitar. A Amazônia também é um complemento ideal para outras atrações na América do Sul, como as Ilhas Galápagos ou Machu Picchu.
Floresta Amazônica: um mundo de espécies e paisagens únicas
As florestas tropicais contêm animais e plantas impressionantes, únicos no mundo graças a esse ecossistema prolífico. No total, as florestas tropicais do mundo cobrem apenas 7% da superfície da Terra, mas contêm 50% de todas as espécies terrestres e a Amazônia é o maior reservatório de vida selvagem do mundo.
A floresta amazônica cobre 40% do continente sul-americano. Essa imensa floresta tropical contém algumas das áreas selvagens tropicais mais intocadas e menos afetadas pelo homem do mundo. As florestas tropicais do Congo, na África, e a segunda maior ilha da Nova Guiné se encaixam perfeitamente na vasta extensão da Amazônia. Na floresta amazônica, você pode encontrar uma incrível diversidade de animais e plantas, além de paisagens magníficas e lagos de bacia, repletos de experiências únicas em um dos destinos com maior biodiversidade da Terra.
Países que abrigam a floresta amazônica
A floresta amazônica passa por nove países e cobre 40% da América do Sul. A maior parte da floresta tropical está no Brasil e no Peru. Entretanto, ela também atravessa o Equador, a Venezuela, a Bolívia e a Colômbia. Há também uma seção que atravessa a Guiana Francesa, a Guiana e o Suriname.
A área de floresta tropical com maior biodiversidade é sempre encontrada no lado oeste. Essa é a floresta tropical do Equador, Peru e oeste do Brasil.
As áreas protegidas do Peru e do Equador batem recordes de diversidade de espécies. Acredita-se que a razão para isso seja a proximidade com a Cordilheira dos Andes, devido à qual o ecossistema se torna muito mais prolífico, abrindo espaço para novas espécies de flora e fauna, tantas que outras ainda estão sendo descobertas. Outra teoria é que foram os refúgios que permaneceram florestados durante a última era glacial.
Você pode encontrar passeios fantásticos pela Amazônia no Peru e na selva equatoriana. Os afluentes que nascem nos Andes descem para formar o próprio rio Amazonas. Esses afluentes fornecem nutrientes e água para alimentar essa incrível floresta tropical.
Cidades de entrada da Amazônia
As portas de entrada para a Amazônia são vilas e cidades na floresta tropical. As principais são Iquitos, Puerto Maldonado e Manaus. Essas cidades estão localizadas dentro da floresta tropical, onde você terá de chegar para começar sua jornada por essa floresta majestosa. Elas oferecem o maior número de opções de excursões, cruzeiros e pousadas de alta qualidade.
As principais portas de entrada para a floresta amazônica no Peru são Puerto Maldonado e Iquitos. Puerto Maldonado fica no sul da Amazônia. Iquitos fica ao norte da selva que circunda o rio Amazonas.
Iquitos é uma boa área para visitar se você estiver interessado em fazer um cruzeiro. Há também experiências fantásticas na Amazônia profunda. Puerto Maldonado tem um dos setores de turismo mais desenvolvidos e bem estruturados de toda a Amazônia. Há vários hotéis de selva para descobrir.
Manaus, no Brasil, é a maior cidade da floresta amazônica. É outra opção para visitantes interessados em um cruzeiro pela Amazônia. Você também pode visitar a cidade de Alta Floresta ou Tefe, no sul do Brasil, para conhecer a selva central, rica em vida selvagem. Na floresta amazônica equatoriana, a principal porta de entrada é Puerto Francisco de Orellana, também conhecido como “El Coca”. El Coca é outro porto no rio Amazonas. E é aqui que você pode desfrutar de cruzeiros e pousadas na Amazônia. De lá, você pode explorar as áreas protegidas do famoso Parque Nacional Yasuní e a Reserva Cuyabeno.
Crescimento da cidade durante o boom da borracha
As cidades de Gateway aumentaram de tamanho durante o boom da borracha. Esse foi um período em que o surgimento da bicicleta e do automóvel levou a uma grande demanda por borracha. A borracha era obtida naturalmente das árvores Hevea brasiliensis da Amazônia. A regra geral para as portas de entrada para a floresta tropical é que quanto maior a cidade, mais longe você terá que viajar para encontrar mais floresta tropical virgem e menos impacto humano, ou seja, mais vida selvagem autêntica.
Atrações da floresta amazônica
Na floresta amazônica, há uma variedade de atrações fascinantes. Você encontrará lagos, colinas, torres de observação e altas árvores emergentes.
Não se limite à floresta tropical de planície, você também pode explorar as misteriosas florestas nubladas do sopé dos Andes, outro destino fantástico com paisagens exclusivas e outros tipos de ecossistemas que valem a pena visitar. Em sua maioria diferentes em termos de altitude e clima, essas florestas são o lar de um conjunto totalmente novo de animais e plantas.
1. O rio Amazonas
O próprio rio Amazonas é uma das principais atrações da região. Esse rio se estende entre El Coca, no Equador, e Belém, no Brasil, onde deságua no Oceano Atlântico.
Os portos que podem ser visitados ao longo do rio Amazonas são El Coca, Iquitos, Letícia, Tefé, Manaus e Belém. A melhor maneira de explorar o rio Amazonas é em um cruzeiro pela floresta amazônica a partir dessas cidades portuárias.
Alguns dos cruzeiros favoritos altamente recomendados são as excursões pelo rio Amazonas saindo de Iquitos, no norte do Peru. Esses cruzeiros o levarão às profundezas da incrível selva inundada da Reserva Nacional Pacaya Samiria. Você não fica limitado ao barco. Você desfrutará de expedições guiadas em esquifes e caminhadas na selva para ter experiências incríveis com a vida selvagem.
2. Cochas
Os lagos oxbow são áreas onde os afluentes do rio Amazonas costumavam fluir e mudaram de direção. Isso às vezes deixa para trás corpos d’água em forma de U, conhecidos como cochas. Esses lagos são muito atraentes para uma grande variedade de animais e plantas, atraídos pela água e pela flora característica que faz parte de sua dieta.
Uma grande variedade de animais pode ser encontrada nos lagos oxbow. Entre eles, muitas vezes estão os animais icônicos da Amazônia. Podem ser vistas lontras gigantes, jacarés pretos, aves aquáticas, peixes Arapaima gigantes e animais que visitam os lagos. Entre eles estão muitos macacos diferentes, que se alimentam dos frutos das árvores que cercam o lago.
Um dos animais mais comuns nos lagos oxbow são os estranhos hoatzin. São aves do tamanho de galinhas que digerem os alimentos por fermentação de forma semelhante à das vacas. É interessante notar que as ciganas jovens nascem com uma garra. Essa garra é usada para cortar a casca do ovo que as concebe, mas também para escalar a vegetação espessa nas margens dos lagos.
Os lagos também costumam ser cercados por palmeiras. Esse é o habitat ideal para os ninhos das araras-vermelhas e de outros papagaios que costumam habitar essas áreas. Isso significa que diferentes papagaios araras podem ser vistos com frequência em caminhadas curtas ao redor dos lagos, com seus icônicos grasnados.
Alguns dos melhores alojamentos no Peru para visitar os lagos oxbow são o Posada Amazonas Lodge, o Refugio Amazonas Lodge e o Tahuayo Lodge.
3. Collpas
As lambidas de argila são áreas nas margens expostas dos rios onde diferentes animais vêm se alimentar da própria argila exposta. Sabe-se que mais de 50 animais diferentes de todo o mundo usam os lambedores de argila. E a argila não apenas contém o sal tão necessário, mas também neutraliza as toxinas encontradas em frutas e sementes verdes.
Na América do Sul e na floresta amazônica, um dos animais mais emblemáticos que visitam os lagos de argila são as fantásticas araras.
Centenas de araras se reúnem ao mesmo tempo no barro e oferecem aos visitantes uma fantástica exibição de sons e cores. Todos os tipos de aves podem ser vistos nas várias paredes de argila ao longo da Amazônia. Em alguns deles, é possível ver araras vermelhas e, em outros, araras azuis e douradas, por exemplo.
Collpas em Puerto Maldonado
A floresta tropical de Puerto Maldonado, no sul do Peru, é abençoada com o maior número de lambaris de argila de toda a Amazônia. Isso criou um dos setores de turismo mais desenvolvidos da Amazônia.
Os lambedores de argila das araras podem ser encontrados em toda a selva de Puerto Maldonado e nas diversas áreas protegidas. Por exemplo, um dos melhores locais para a extração de argila das araras fica em Chuncho, no sul da Amazônia peruana. É acessível tanto pelo Centro de Pesquisa Tambopata quanto pelo Refugio Amazonas Lodge.
Nas proximidades, também estão localizadas as argilas de mamíferos menores, que também podem ser vistas do Refugio Amazonas Lodge. Pequenos depósitos de argila de papagaios podem ser vistos do Posada Amazonas Lodge.
Em cruzeiros e excursões em lodges na Amazônia equatoriana, você também pode visitar o pequeno lago de argila dos periquitos no Parque Nacional Yasuní. Você pode visitar o lago de argila em excursões do La Selva Lodge.
No lado brasileiro, um lambedor de argila de mamíferos com uma pele estratégica pode ser visto no Cristalino Lodge.
4. A floresta nublada
As florestas nubladas são definidas como florestas tropicais em altitudes mais elevadas, onde a proximidade das nuvens é perceptível. As florestas andinas são o lar de um dos mais altos níveis de espécies da Terra. E são abundantes em pássaros, incluindo a maior diversidade de beija-flores do mundo.
Nos passeios pela floresta nublada, você encontrará muitos animais e plantas estranhos e maravilhosos. Além dos pássaros, veja uma das maiores diversidades de orquídeas e epífitas. Observe os diferentes beija-flores e visite a terra dançante do galo da rocha. Você também poderá ver diferentes mamíferos, como macacos-lanudos, macacos-prego e até ursos-de-óculos.
Para visitar a floresta nublada, há passeios fantásticos no Equador e no Peru. No Peru, você pode visitar a floresta nublada do incrível Parque Nacional Manu, acessível a partir da cidade de Cuzco.
Áreas protegidas da floresta amazônica
Na floresta amazônica, as áreas protegidas que resguardam ecossistemas e espécies icônicas têm feito um excelente trabalho nos últimos anos, ajudando a reduzir o desmatamento na floresta tropical. Ao fazer isso, elas ajudaram a proteger muitos animais e plantas da extinção iminente devido à destruição ambiental. Dentro e ao redor dessas áreas, há uma chance maior de avistar espécies icônicas e famosas. Elas também abrigam maior biodiversidade.
Algumas das áreas protegidas mais acessíveis e diversificadas da floresta amazônica são:
1. Parque Nacional Yasuní, Equador
O Parque Nacional Yasuní é uma das áreas protegidas mais famosas da floresta amazônica. Protegendo uma diversidade surpreendente de espécies, o Yasuní bateu recordes mundiais de riqueza de espécies. O parque está localizado no oeste do Equador. É acessível a partir da cidade de El Coca (Puerto Francisco de Orellana), a porta de entrada para a floresta tropical.
Ela cobre um milhão de hectares de floresta tropical de planície. Por isso, tem a capacidade de proteger muitos animais e plantas diferentes, inclusive ícones da Amazônia. Devido à sua importância ecológica, o parque é reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera Yasuní.
Nos arredores do Parque Nacional Yasuní, há fantásticos alojamentos na floresta tropical. Os cruzeiros pelo rio Amazonas também organizam expedições para a área protegida. Dois alojamentos recomendados na floresta tropical circundante são o La Selva Lodge e o Sacha Lodge.
2. Reserva Nacional Pacaya Samiria, Peru
A Reserva Nacional Pacaya Samiria, uma seção fantástica da floresta amazônica inundada, abrange 2 milhões de hectares de floresta tropical. Todos os animais e plantas emblemáticos podem ser encontrados na reserva. A fauna inclui botos cor-de-rosa, diferentes macacos, preguiças, tucanos, papagaios, anacondas e jacarés pretos. Há também plantas impressionantes, como nenúfares gigantes e árvores imponentes da floresta tropical.
Repleto de belas paisagens, o Pacaya é conhecido como a floresta de espelhos. Os reflexos quase perfeitos na água criam uma paisagem de tirar o fôlego. Os reflexos são causados pela água quase negra e cheia de nutrientes do Pacaya Samiria. Isso também fornece alimento para a incrível diversidade de animais e plantas.
3. Pacaya Samiria, cruzeiro de luxo Delfin II, Iquitos, Peru
Por ser uma reserva tão extensa de selva inundada, a melhor maneira de conhecer a Pacaya Samiria é por meio de um cruzeiro. De Iquitos, você pode fazer excelentes excursões pelo rio Amazonas. Os cruzeiros sobem o Amazonas e seus afluentes. Eles também oferecem passeios guiados pela selva.
Explore a floresta tropical e os cursos d’água em caminhadas na selva e expedições guiadas de esquife. Você encontrará uma variedade de macacos, pássaros coloridos e uma grande diversidade de outros animais e plantas. Os cruzeiros recomendados incluem os fantásticos barcos Delfin, como o Delfin I, o Delfin II e o Delfin III.
4. Reserva Tamshiyacu Tahuayo, Peru
A Reserva Tamshiyacu Tahuayo é uma extensão de terra protegida na floresta amazônica do norte do Peru, que está conectada à já mencionada Reserva Nacional Pacaya Samiria. No entanto, a Tamshiyacu Tahuayo contém algumas florestas mais acessíveis em altitudes mais elevadas. Isso significa mais oportunidades para trekking na selva. Esse é um lugar especialmente bom para encontrar os icônicos sapos venenosos que habitam suas terras.
A Reserva Tamshiyacu Tahuayo contém uma diversidade impressionante de animais e plantas. Lar de mais de 600 espécies de pássaros, a reserva atrai observadores de pássaros de todo o mundo. Nesse destino, você pode observar diferentes tucanos, araras, papagaios, tanagers, cotingas e muitos outros. Além de pássaros e sapos venenosos, você verá vários macacos e outros animais selvagens. Você também pode encontrar preguiças, tamanduás arbóreos, orquídeas, epífitas e árvores altas e emergentes.
Para explorar a Reserva Tahuayo, você pode se hospedar no Tahuayo Lodge. Esse é o único lodge dentro da reserva e você receberá um guia particular e um itinerário personalizado incluídos no preço da sua estadia.
Além do Tahuayo Lodge principal, você também pode visitar o Tahuayo Amazon Research Centre. Ele tem uma grade de pesquisa de primatas de 1.000 acres para encontrar muitos macacos diferentes e muito mais.
5. Reserva Nacional de Tambopata, Peru
A Reserva Nacional de Tambopata está localizada no sul do Peru. Pode-se chegar a ela depois de apenas 30 minutos de carro da cidade de Puerto Maldonado, a porta de entrada para a floresta tropical no sul do Peru.
Essa seção do Peru contém o maior número de lambaris de argila da Amazônia. Esses são lugares fantásticos para ver papagaios araras coloridos reunidos no barro. Também é possível encontrar belos lagos com arco de boi, onde é comum ver lontras gigantes.
A Reserva Nacional de Tambopata abrange uma área de aproximadamente 274.690 hectares de floresta amazônica de planície. Ela protege o trecho sul do rio Tambopata, que desce do Lago Titicaca pelos Andes.
A reserva é o lar de animais e plantas fantásticos. Entre elas estão as altas castanheiras emergentes, o mogno e o cedro.
Desse ponto, você poderá observar vários tucanos, araras e outros papagaios voando sobre a floresta. A melhor maneira de observá-los é nas colpas e torres de observação, que você pode encontrar em alguns dos hotéis de selva de Tambopata.
Os alojamentos na selva de Tambopata oferecem trilhas fantásticas, lagos e lagos de argila. Além disso, você encontrará uma grande variedade de animais da floresta tropical. Aproveite para ver manadas de queixadas, vários macacos diferentes e lontras gigantes. Existe até a possibilidade de avistar onças-pintadas nos alojamentos mais profundos da selva. Nosso lodge favorito em Tambopata é o Tambopata Research Center. Esse lodge oferece até 20% de chance de avistar onças selvagens e é o lodge mais remoto do mundo.
Outro lugar favorito para ver lontras gigantes é o Posada Amazonas Lodge, de propriedade de comunidades locais. Ele está localizado em uma selva conectada à reserva.
6. Parque Nacional Manu, Peru
O Parque Nacional de Manu cobre uma impressionante área de 1,5 milhão de hectares. A área protege todo o rio Manu. Manu continua a bater recordes de riqueza de vida selvagem. Isso se deve não apenas ao seu vasto tamanho, mas também ao fato de incluir a floresta tropical de planície e a floresta dos Andes, dois ecossistemas de grande importância para o desenvolvimento de novas espécies.
Embora os visitantes não tenham permissão para entrar no parque nacional propriamente dito, eles podem visitar a floresta tropical conectada. Essa é a floresta tropical que circunda o parque, conhecida como Zona Reservada. Você pode apreciar uma grande lambida de argila de arara, onde centenas de araras coloridas se reúnem. Você também pode ver um belo lago onde se reúnem lontras gigantes e diversos macacos.
7. Parque Nacional de Anavilhanas, Brasil
A Reserva de Anavilhanas está localizada na floresta amazônica central do Brasil. É uma seção da floresta amazônica inundada. Essa magnífica região faz parte do Corredor Ecológico da Amazônia Central, um Patrimônio Mundial da UNESCO. É a maior seção de floresta amazônica protegida. Ela foi formada pela ligação de diferentes reservas e parques nacionais.
A seção do Parque Nacional de Anavilhanas abrange 350.470 hectares de floresta tropical, em sua maior parte inundada. E a principal característica icônica da área são as 400 ilhas diferentes que a compõem.
Graças à grande quantidade de água, a reserva é o lar de um grande número de peixes elétricos e outros animais aquáticos. A floresta tropical circundante também é o lar de animais icônicos e raramente vistos, como a onça-pintada, a lontra e o tamanduá-bandeira.
Para visitar o Parque Nacional de Anavilhanas e a floresta tropical ao redor, você pode aproveitar o Tucano Expedition Cruise. Oferecendo um passeio no estilo de barco a vapor, você desfrutará de uma viagem mais profunda na floresta tropical do que em outras embarcações. Em seguida, você desfrutará de expedições na selva guiadas por especialistas.
8. Reserva Cristalino, Brasil
A Reserva Cristalino é uma área protegida menor do que as outras da lista, mas não menos fascinante em termos de fauna, flora e diversidade geral. Você encontrará vários macacos diferentes, répteis e anfíbios fascinantes e centenas de pássaros. Muitas das espécies encontradas aqui não são encontradas em nenhum outro lugar.
A reserva está localizada na confluência da floresta amazônica e das áreas úmidas do Pantanal. Isso criou a possibilidade de criar áreas fascinantes para observar uma variedade de espécies. A partir do Cristalino lodge da reserva, você pode explorar a floresta tropical para ver alguns dos animais e plantas emblemáticos da Amazônia.
A Reserva do Cristalino é relativamente pequena em comparação com as reservas mencionadas anteriormente, com 11.400 hectares. No entanto, ela está conectada ao vizinho Parque Estadual Cristalino, com 184.900 hectares, bem como a outras áreas protegidas. Há muitas reservas, parques nacionais e florestas de conservação conectados entre si. No total, elas cobrem mais de 2 milhões de hectares de floresta amazônica.
Vários macacos diferentes, queixadas e lontras gigantes podem ser vistos. Os grandes felinos puma e jaguar também são encontrados na reserva. Além dos fantásticos mamíferos, podem ser vistas 586 espécies de aves. Isso representa 50% de todas as aves do Brasil. Portanto, a reserva é um destino altamente recomendado para observadores de pássaros.
Excursões pela floresta amazônica
Para aproveitar a floresta amazônica, você pode se hospedar em uma variedade de alojamentos fantásticos. Eles oferecem suas próprias excursões guiadas na Amazônia para observar a vida selvagem. Você também pode optar por um cruzeiro fluvial ao longo dos vários rios que compõem a região. Os cruzeiros de luxo oferecem um pouco mais de conforto à medida que você se aprofunda na selva. Eles incluem expedições guiadas de esquife em busca da vida selvagem escondida na selva.
Analisamos alguns dos melhores lugares para se hospedar na Amazônia.
Lodges na floresta amazônica
Esta é a nossa seleção de alojamentos recomendados na floresta amazônica. Mencionaremos primeiro os alojamentos mais remotos da selva para as melhores experiências com a vida selvagem. Todos incluem acomodação, passeios guiados, refeições e traslados da cidade ou vila mais próxima da selva.
1. Centro de Pesquisa Tambopata, Peru
O Centro de Pesquisa Tambopata está localizado no meio da Reserva Tambopata, agradavelmente rica e prolífica em vida selvagem. Localiza-se no sul do Peru e é acessível a partir da cidade de Puerto Maldonado.
Por se tratar de um lodge na selva profunda da Amazônia, a selva ao redor é amplamente cercada pela vida selvagem em seu estado mais natural. Isso significa que há uma chance maior de avistar animais abundantes, raros e icônicos. Por exemplo, 20% dos hóspedes do Tambopata Research Center têm a sorte de ver onças-pintadas selvagens.
Aproveite as expedições guiadas pela reserva para encontrar diversos animais e plantas. Você encontrará uma grande variedade de macacos. Entre eles estão os macacos-prego, macacos-esquilo, saguis, bugios e até macacos-aranha. Essas são as maiores espécies da Amazônia e raramente são vistas em outros lodges, graças à sua localização tão profunda na selva.
O Tambopata Research Center está localizado próximo a uma grande lambida de argila de arara. Essa é uma ótima área para observar centenas de papagaios araras coloridos. Você também explorará diferentes habitats de florestas tropicais que abrigam suas próprias comunidades de animais e plantas.
2. Tahuayo Lodge, Peru
O Tahuayo Lodge está localizado nas profundezas da floresta tropical. Fica a cerca de 150 km da cidade de Iquitos, no norte da Amazônia peruana. O lodge está localizado na fantástica Reserva Tamshiyacu Tahuayo. E é uma ótima seção da Amazônia para encontrar uma grande variedade de diferentes macacos e outros animais selvagens.
Do Tahuayo Lodge, parta para uma excursão guiada privada e personalizada na Amazônia. Você encontrará muitos macacos diferentes. Entre eles, macacos bugios, macacos-esquilo, macacos-prego, macacos titi e saguis pigmeus. Você também encontrará uma grande variedade de 600 pássaros diferentes que habitam a reserva. Isso a torna um local ideal para observadores de pássaros e amantes da natureza.
A partir do lodge, você também pode desfrutar de canoagem e da maior tirolesa da Amazônia como atividades ao ar livre na área. Você pode até optar por acampar por uma ou duas noites na selva.
Como se trata de uma excursão com guia particular e um itinerário feito sob medida, a viagem é personalizada de acordo com suas preferências e necessidades. Você pode escolher o ritmo e as atividades que melhor se adaptam à sua personalidade e aos seus interesses. Aproveite a observação da vida selvagem, o relaxamento, a aventura ou a fotografia.
Exploração do Centro de Pesquisas da Amazônia
Em passeios de 6 dias ou mais no Tahuayo Lodge, você também visitará o Centro de Pesquisa Amazônica do Rio Tahuayo (ARC). O ARC está localizado em uma floresta tropical ainda mais intocada. Ao redor do ARC há uma grade de pesquisa de primatas de 1.000 acres. Essa grade é perfeita para observar diferentes animais que apresentam um comportamento mais normal. Os animais se acostumaram mais com os pesquisadores e não se sentem ameaçados quando são observados ou interagem com eles.
3. Sacha Lodge, Equador
O Sacha Lodge, na floresta amazônica do Equador, é um local ideal para os amantes da natureza. A característica mais emblemática desse lodge é a grande passarela no dossel ou torre de observação. Ela se estende por 275 metros na selva. Chega a 30 metros de altura e é um lugar fantástico para a observação de pássaros.
Há espécies fascinantes. Mais de 587 pássaros diferentes foram avistados no lodge. Para colocar isso em perspectiva, esse número representa 37% de todas as aves do Equador.
Além da vida das aves, você pode desfrutar de expedições guiadas pela floresta tropical circundante. Você verá muitos primatas diferentes, répteis, borboletas coloridas e fascinantes crocodilos-jacaré.
O Sacha Lodge oferece acomodações individuais, duplas e triplas. Os quartos têm banheiros privativos com chuveiro de água quente e cisterna. Esses quartos têm mosquiteiros para mantê-lo confortável em sua visita à selva.
As refeições são servidas na sala de jantar em forma de bufê e há três refeições por dia. Em pelo menos uma das noites, haverá um churrasco na área de refeições externa. O bar oferece uma grande variedade de bebidas, para que você possa relaxar com um drinque após suas excursões.
4. La Selva Lodge, Equador – Luxo
O La Selva Lodge é um fantástico lodge de luxo na floresta tropical. Essa é uma ótima opção se você estiver procurando um pouco mais de conforto na floresta amazônica.
Desfrute de excursões guiadas na floresta tropical conectada ao Parque Nacional Yasuní. Você encontrará uma grande diversidade de animais e plantas da floresta amazônica.
Desfrute da alta torre de dossel do lodge, visite o lago de argila Yasuni e passeie de canoa na lagoa Garzacocha.
Você também pode explorar as várias trilhas na selva. Elas foram projetadas para levá-lo pelas atrações mais fascinantes da selva. Aproveite as trilhas de figueiras altas e árvores emergentes. Veja algumas das mais antigas florestas primárias e as melhores áreas para observar a vida selvagem ao redor. Uma das espécies favoritas são os pequenos saguis pigmeus, que parecem gostar de observá-lo tanto quanto você gosta de observá-los.
Ao explorar as trilhas, você procurará a grande variedade de espécies que habitam a floresta tropical. Seu guia o ajudará a encontrar diferentes macacos, pássaros, répteis e anfíbios. Você também verá e aprenderá mais sobre as belas plantas que o cercam.
O La Selva Lodge também é um spa na floresta tropical. E isso significa que você pode desfrutar de uma seleção de tratamentos de relaxamento e massagens durante sua estadia. É a maneira perfeita de relaxar depois de explorar a floresta amazônica. O lodge oferece suítes muito confortáveis, um restaurante que serve uma culinária deliciosa e um bar onde você pode saborear um coquetel. Há também excelentes áreas de observação.
5. Refúgio Amazonas Lodge, Puerto Maldonado, Peru
O Refugio Amazonas Lodge está localizado na zona de amortecimento da Reserva Nacional de Tambopata. No lodge, você pode desfrutar de uma torre de dossel alta para observar tucanos e papagaios sobre a floresta tropical. Explore a floresta tropical em expedições guiadas para encontrar uma grande diversidade de vida selvagem. Você verá pássaros coloridos, vários macacos diferentes e outros animais amazônicos. Recentemente, os hóspedes do Refúgio Amazonas tiveram a sorte de ver as famosas águias harpias. As águias fazem seus ninhos na selva ao redor e observá-las é realmente um espetáculo único na vida.
Você também pode visitar uma pequena lambida de argila para papagaios e uma pequena lambida de argila para mamíferos. Isso significa que você poderá ver alguns animais selvagens fascinantes. Além disso, você pode visitar o grande lago de argila Chuncho. Esse é um lugar fantástico para ver centenas de araras coloridas visitando o barro.
Você pode escolher entre uma variedade de atividades. Elas incluem mountain bike pela floresta tropical, caminhadas noturnas, caminhadas pela vida selvagem e visitas a lagos. Há também atividades científicas e comunitárias das quais você pode participar.
O Refugio Amazonas Lodge também tem um spa que oferece tratamentos de relaxamento e aromaterapia. Depois de suas excursões, você pode relaxar com uma massagem ouvindo os sons da Amazônia, uma experiência que o fará mergulhar em uma conexão única com a floresta amazônica.
O Refúgio Amazonas é uma ótima opção para famílias. O lodge é único entre os lodges da Amazônia, pois oferece uma trilha para as crianças explorarem à sua maneira. A trilha foi projetada especificamente para ensinar às crianças pequenas sobre a floresta amazônica de uma forma próxima e segura.
6. La Villa Amazonas, Peru – Luxo
A Villa Amazonas oferece uma estadia exclusiva em um bangalô muito confortável na floresta tropical. Ele está localizado na zona de amortecimento da Reserva Nacional de Tambopata.
Você receberá um guia particular para explorar a floresta tropical ao redor. Visite o grande lago de argila Chuncho para ver centenas de araras reunidas na argila. Você também visitará algumas lagoas de argila menores para ver diferentes animais, incluindo mamíferos e pássaros.
Explore a floresta tropical para encontrar pássaros coloridos e vários macacos diferentes. Entre eles estão os macacos-prego, os macacos-esquilo, os macacos titi e os bugios.
A Villa Amazonas está equipada com instalações confortáveis que lhe oferecerão um conforto único. Entre elas estão um banho de água quente, internet Wifi e uma televisão para assistir a documentários sobre a natureza. Há também eletricidade da selva, uma geladeira e um micro-ondas. Há também um local para o seu laptop, para que você possa colocar o trabalho em dia e ver suas fotos.
Na Villa Amazonas, você também pode desfrutar de uma seleção de atividades na selva. Elas incluem mountain bike na selva, caminhadas na natureza, caminhadas noturnas e visitas a fazendas na selva.
De lá, você pode subir em uma torre alta para observar a floresta tropical de Tambopata. Você poderá observar tucanos coloridos, papagaios e até mesmo bandos de espécies mistas. Você também pode escolher entre uma série de opções exclusivas desse lodge em particular.
7. Posada Amazonas Lodge, Puerto Maldonado, Peru
O Posada Amazonas Lodge é um lodge de floresta tropical de propriedade da comunidade. Ele está localizado na selva ao redor de Puerto Maldonado, no sul do Peru. A partir da Posada Amazonas Lodge, você pode desfrutar de uma excursão fantástica pela floresta amazônica. Você verá uma grande diversidade de animais e plantas da Amazônia.
Explore o lago oxbow nas proximidades para encontrar lontras de rio gigantes. Veja uma pequena lambida de barro de papagaio. Você também pode subir em uma torre alta para observar papagaios, tucanos e bandos de espécies mistas. Você também explorará a floresta tropical para encontrar diferentes macacos e pássaros coloridos. No Posada Amazonas Lodge, você pode escolher entre uma variedade de atividades. Elas incluem caminhadas pela vida selvagem, mountain bike na selva, visita a uma fazenda na selva e muito mais.
No lodge, você pode escolher entre diferentes suítes e níveis de conforto. A Posada Amazonas também oferece um pequeno spa onde você pode desfrutar de massagens e tratamentos de relaxamento cercados pela floresta tropical.
Esse lodge também lhe dá a opção de conviver de forma mais próxima com a comunidade indígena que habita os arredores da área onde está localizado, que possui o rancho de forma comunitária. Você terá diversas atividades nas quais conhecerá um pouco mais sobre a cultura e os hábitos dessa interessante população.
Cruzeiros na Amazônia
Outra maneira de conhecer a floresta amazônica é em um cruzeiro pelo Rio Amazonas. A bordo dos cruzeiros, você percorrerá afluentes do rio Amazonas e entrará em incríveis áreas protegidas. Liderado por guias especializados, desfrute de expedições de esquife e caminhadas na selva. Seu guia o ajudará a encontrar muitos animais e plantas. Você também desfrutará de belas paisagens em algumas das áreas mais intocadas da floresta tropical.